Nosso maior jurista

Do Quintal | 09:04 |



Hugo Simas, que nomeia a rua que começa na confluência com a Albino Silva, no Bom Retiro, e desemboca no início das ruas Raposo Tavares e Amauri Lange Silvério, no Pilarzinho, é considerado o maior jurista paranaense. Mas foi bem mais que isso... 


Segundo a Fundação que leva seu nome, criada em 1993 em parceria com a UFPR, “o Dr. Hugo Simas foi um cidadão brilhante em todas as atividades que desenvolveu, como farmacêutico, advogado, promotor de justiça, deputado estadual,  redator de jornais, bibliotecário, procurador geral do Estado do Paraná, autor de obras jurídicas e professor”.
Hugo Gutierrez Simas nasceu em Paranaguá, em 23 de outubro de 1863. Filho de farmacêutico, seu primeiro curso superior foi o de Farmácia, feito no Rio de Janeiro. Após ajudar o pai por 5 anos em seu negócio, formou-se em direito no Rio de Janeiro. Advogado brilhante na área de Direito Marítimo, voltou ao Paraná, onde  foi promotor de Antonina e posteriormente Procurador-Geral do Estado e desembargador do então Superior Tribunal de Justiça. 
Entre outras funções, foi professor de Lógica, no Ginásio Paranaense, e de Portuguës e Pedagogia, na Escola Normal de Curitiba. Ao mesmo tempo passou a militar na imprensa diária, chegando à direção do “Diário da Tarde” e do “Correio do Paraná”.
Foi um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná (1912), onde lecionou Economia Política e depois Direito Constitucional, emprestando também sua colaboração como bibliotecário da nova instituição.
Deixou várias obras jurídicas que o consagraram nacionalmente, entre elas o “Compëndio de Direito Marítimo” (1938), o “Código Brasileiro do Ar” (1939), e os seu “Processos Acessórios”. Um mês antes de morrer, em dezembro de 1941,  Hugo Simas fez entrega ao governo do seu anteprojeto do Código de Transportes, missão que lhe fora confiada pelo ministro Francisco Campos. Mas, também enveredou por outras áreas do mundo literário, deixando grande quantidade de conferências e obras variadas, como “Agricultura na escola primária” e “O Romance de Amor do Poeta”. Em 1946, foi homenageado pelos estudantes de direito da UFPR que deram o seu nome ao Diretório Acadëmico.
Em agosto de 1948, projeto de lei de autoria do vereador Antenor dos Santos, autorizou o Executivo a dar o nome de Desembargador Hugo Simas à via até então denominada Avenida Pilarzinho. 

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: