Falta de B.O prejudica segurança

Do Quintal | 10:44 |

Por achar que é mera formalidade, que não resolve nada e que é só perda de tempo, muitas vítimas de assaltos ou roubos deixam de registrar o boletim de ocorrências. Com isso, porém, quem acaba perdendo é a região onde ocorreu o crime. Isso porque sem o registro dos casos, as autoridades responsáveis pela segurança ficam sem saber exatamente qual a situação da área...


e, portanto, fica mais difícil para a comunidade atingida exigir delas medidas que ajudem a coibir a incidência das ações criminosas.
E a situação não é recente. No Pilarzinho, por exemplo, há dois anos um grupo de moradores fez levantamento junto a 93 comerciantes do bairro sobre a situação da segurança no bairro. Constatou-se que 50 dos entrevistados haviam sido vítima de ladrões ou assaltantes num período de um ano e meio, num total de 134 ocorrências. Porém, 23 das 50 vítimas não havia feito o b.o.
Para mudar essa situação, o Conselho de Segurança (Conseg) do Pilarzinho, formalizado há dois meses, vem chamando a atenção dos moradores para a importância do registrodo dos casos. E lembra que desde setembro do ano passado já funciona a Delegacia Eletrônica no Paraná, que faz o registro das ocorrências menos graves, como o de perda ou extravio de documentos, de objetos e recebe denúncias. Basta acessar o endereço e fazer um cadastro. Para os casos considerados mais graves, a vítima deve se dirigir à delegacia de polícia mais próxima.
Espera-se que com a popularização da Delegacia Eletrônica, os processos nas delegacias se torne mais rápidos.

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: