Pedalando no frio

Do Quintal | 09:25 |


Durante o inverno, o clima passa a ser bem mais hostil aos ciclistas urbanos. Pedalar é uma atividade que demanda esforço físico; então é inevitável que o corpo eleve sua temperatura. Por isso mesmo, roupas de frio comuns não são totalmente adequadas e indicadas para o pedal. Seguem, então, algumas dicas para o ciclista:

1- O vestuário ideal é aquele que permite a perda de excesso de calor gerado pela pedalada, sem, contudo, expor o ciclista ao frio. Característica que está ligada à capacidade do material permitir a evaporação do suor, que controla a temperatura corporal. Materiais sintéticos são mais eficientes nesse ponto, portanto roupas de algodão devem ser evitadas.
 2- No que tange o vestuário, o ciclismo esportivo trouxe diversas contribuições, como os manguitos e pernitos que são extensões de camisas e bermudas de ciclismo. Fáceis de colocar e retirar podem ser utilizados por baixo da roupa comum, assim como a segunda pele.
3- Existem ainda jaquetas especialmente desenhadas para o ciclismo, garantem a absorção do suor da pele e dissipação da umidade proveniente dele.
 4- É importante o uso boas luvas, pois além de impedir a exposição direta das articulações ao frio, protegem as mãos em caso de tombo.
 5- A cabeça também merece atenção, em especial as orelhas (e ouvidos) e a nuca. Há grande circulação sanguínea  na cabeça e por isso não é recomendável cobri-la  totalmente na prática de atividades físicas. Para isso existem duas alternativas: os gorros ajustáveis e as bandanas. (Luís Cláudio Patrício, colunista do Do Quintal - lcpatricio@gmail.com )

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: