E a nona virou cartão-postal...

Do Quintal | 08:21 |

Imagem do cartão postal lançado em 1991.

Principal veículo de transporte  desde a chegada dos primeiros colonos à região até a metade do século passado, as carroças foram sumindo da paisagem do Pilarzinho, Santa Felicidade, Abranches...conforme desapareciam as chácaras dos pioneiros.  Uma descendente de italianos, porém, continuou usando o velho carroção até o início dos anos 1990 para levar a produção de sua horta aos clientes.  

Beirando os 90 anos, a nona Hermínia Perusi enfrentava o já complicado trânsito da cidade com o veículo puxado pelo cavalo Baiano, antigo colega de trabalho. A sinergia entre os dois era tanta, que, cansada, ela dormia no banco da carroça, mas o cavalo continuava o trajeto, parando nos clientes e a levando de volta pra casa.
Ficou tão conhecida, que virou cartão postal da cidade, lançado em 1991 pela Fundação Cultural de Curitiba em homenagem ao primeiro aniversário do Memorial da Imigração Italiana. Nona Hermínia só encostou a carroça após um acidente com um ônibus, que matou seu fiel companheiro e lhe deixou sequelas. Ela morreu em 1996, aos 88 anos. 

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: