Na zdrowie !, Sociedade do Abranches

Do Quintal | 09:02 |

Primeira sede da Sociedade.

Hoje, 15 de agosto, é um dia histórico no Abranches. Há exatamente 102 anos, numa segunda-feira de feriado, era criada a Sociedade Cultural Abranches. A ideia havia sido moldada um dia antes, quando ao sair da missa na Igreja de Santa Ana, um grupo de moradores começou a estudar a possibilidade de se criar uma associação que servisse como um fundo de previdência para toda a comunidade do bairro.  Foi no dia seguinte, Dia da Assunção de Maria – até então feriado na cidade – que, também após a missa, o grupo voltou a se reunir para formalizar a entidade.

Membros da primeira diretoria.
Primeira colônia de imigrantes poloneses no Sul do Brasil, o Abranches  sempre cultivou as tradições trazidas do país europeu. Assim também foi com a sociedade, que inicialmente se chamou  “Towarzystwo  Polskie Dobroczynne Robotnecze Krola Wladyslava Jaglielo”,  que em português signiica “Sociedade Polonesa Operária Beneficente Rei Ladislau Jaglielo”. A Sociedade foi criada justamente para que os membros da comunidade se ajudassem mutuamente.  Com contribuições mensais, criava-se um pecúlio, a ser usado para ajudar moradores em momentos de dificuldades.
A primeira sede foi construída em madeira. A sede atual foi inaugurada em 1935. Segundo levantamento realizado no final dos anos 60 pelo estudioso Luis Chervinski, o grupo fundador era formado por 67 membros, entre eles, os padres Ludovico Bronny e João Wrobel  e representantes de praticamente todas as famílias do bairro, como os Krainski, Kalinowski, Piekarski, Kowalski, Mikosz, Bajerski, Kuk, Skrocki, Polak, Rulanski, Szwonka, Henkes, Grabowski, Zgoda, Dubiela, Henkes e vários outros cujos descendentes ainda moram no bairro e adjacências. Décadas depois, a Sociedade contava com mais de 1.500 associados.
Já na primeira etapa da sociedade, cujo diretor era Hipólito Kowalski, começaram a ser realizados os bailes, que reuniam todos os colonos para dançar suas valsas e mazurkas.  Em 1921, o então diretor  Martin Kalinowski criou o grêmio para as mulheres. De lá para cá, a Sociedade passou por muitas mudanças, inclusive no nome e nos objetivos.
Mas, atual Sociedade Cultural do Abranches continua realizando os bailes, que atraem não só moradores da região como de outras partes da cidade para o número  5932 da Mateus Lemes,a poucos metros do Parque São Lourenço. O próximo sábado, dia 18, será especial, pois comemorará os 102 anos da entidade com um jantar dançante. Informações pelo telefone 3354- 4464. Então, só resta dizer “na zdrowie”, que em polonês quer dizer “à sua saúde!”.

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: