Fredolin terá 4,5 km de ciclovia
As principais obras viárias hoje em andamento em Curitiba incluem também
a construção de ciclovias, num total de 19,9 km. Entre elas, a da Fredolin
Wolf (foto), do Órleans ao São Lourenço, cruzando parte do Pilarzinho, numa extensão
de 4,5 km.
As outras vias exclusivas para bicicletas estão em construção na Linha
Verde Norte e Sul, Eduardo Pinto da Rocha, Marechal Floriano e Salgado Filho.
As principais obras viárias hoje em andamento na cidade
incluem também a construção de ciclovias. Serão mais 19,9 quilômetros de vias
exclusivas para bicicletas que estarão em eixos importantes como a Linha Verde
Norte e Sul, Fredolin Wolf, Eduardo Pinto da Rocha, Marechal Floriano e Salgado
Filho.
Os quase 20 quilômetros irão se somar aos 120 quilômetros de
malha cicloviária já implantada na cidade, uma das mais extensas do país. “Com
a criação de novos caminhos para os ciclistas, estamos ampliando as
alternativas de mobilidade e dando condições para que a bicicleta seja cada vez
mais incorporada ao cenário urbano”, diz o presidente do Instituto de Pesquisa
e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Clever Almeida.
O projeto das novas ciclovias, elaborado pelos técnicos da
área de mobilidade do Ippuc, estabelecem largura de 2,5 metros de pista para
permitir que as bicicletas possam circular ao mesmo tempo nos dois sentidos.
Prevê, também, segregação de espaço para dar segurança ao trânsito de ciclistas
e sinalização especial de alerta ao longo do trajeto.
De norte a sul
Dos novos eixos cicloviários, o maior será o da rua Eduardo
Pinto da Rocha, com 5,1 quilômetros de extensão, na região sul da cidade,
unindo os bairros do Sítio Cercado, Alto
Boqueirão, Ganchinho e, Umbará. A obra, que inclui pavimentação, calçadas e
drenagem, tem um custo de R$ 13,3 milhões e está sendo financiada pelo Banco
Interamericano de Desenvolvimento.
Já a ciclovia da rua Fredolin Wolf, na região norte, terá
4,5 quilômetros, unindo os bairros do Órleans e São Lourenço. A obra também
conta com recursos do BID e significa um investimento de R$ 15 milhões. Como no
projeto da Eduardo Pinto da Rocha, a ciclovia se estenderá paralelamente à via
e às calçadas.
Na Linha Verde, as obras de ciclovia estão presentes nos
dois trechos que estão em obras, nos dois extremos da cidade. O trecho sul,
entre o Pinheirinho e o Contorno Sul, tem 2 quilômetros de extensão. O valor
total da obra, incluindo, entre outros, os custos de implantação da canaleta
para os ônibus e a pavimentação das vias laterais, é de R$ 15,2 milhões. O
projeto deste trecho faz parte do chamado PAC Mobilidade, um pacote de obras
que preparam a cidade para a Copa de 2014.
No trecho norte em construção na Linha Verde, a ciclovia tem
1,8 quilômetro de extensão, entre o Centro Politécnico e o viaduto da avenida
Victor Ferreira do Amaral. O projeto, que inclui a construção de duas
trincheiras, tem financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e
custo de R$ 51,9 milhões, beneficiando moradores dos bairros Jardim Botânico,
Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã. A ciclovia,
junto a este novo eixo de transporte, permitirá a integração entre os
diferentes modais – ônibus e bicicleta.
Marechal - O
corredor da Marechal Floriano, uma das vias de acesso à cidade para quem
desembarca no Aeroporto Affonso Pena, em São José dos Pinhais, abrigará outra
ciclovia, com 3,7 quilômetros de extensão, desde o terminal do Carmo até a
divisa com o município vizinho. A obra, que inclui a implantação de canaleta
exclusiva para ônibus e alargamento do viaduto sobre a linha férrea, está
orçada em R$ 33,5 milhões e também faz parte do pacote de melhorias para a Copa
de 2014.
A obra mais recente de ciclovia está sendo iniciada esta
semana, junto com a reforma da Avenida Salgado Filho, que passa pelos bairros
do Prado Velho e Uberaba e é uma via alternativa para acesso ao aeroporto
Affonso Pena. Ali, serão mais 2,8
quilômetros de ciclovia paralela à avenida, no trecho compreendido entre as
ruas João Ribas de Oliveira e Rodrigo Bernarderlli. A intervenção, com um custo
em torno de R$ 7,6 milhões, será financiada com recursos do Fundo de
Desenvolvimento Urbano (FDU), do governo estadual.
Reforço - Os 19,9
quilômetros de novas ciclovias terão em breve um reforço com novas obras
viárias, como a do corredor da Avenida das Torres, onde a ciclovia terá 10
quilômetros de extensão, e da Avenida Visconde de Guarapuava. Esta via será
totalmente reformada e terá uma pista de 3,1 quilômetros na área do canteiro
central, onde hoje está a rede de iluminação pública, que será totalmente
enterrada.
Outro projeto que inclui ciclovias é o do Viva Barigui, na
CIC, onde será implantado um parque linear, paralelo ao rio. Ali, a via
exclusiva para bicicleta terá 5,8 quilômetros. Estas novas obras significam
mais 18,9 quilômetros de ciclovias.
Este ano, outras obras viárias entregues pela Prefeitura já
haviam acrescentado 12,6 quilômetros à malha cicloviária, incluindo 4
quilômetros de ciclofaixa na avenida Marechal Floriano, 4,5 quilômetros na
avenida Toaldo Túlio e 4,1 quilômetros do eixo de integração
CIC/Tatuquara.
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