Fredolin terá 4,5 km de ciclovia

Do Quintal | 09:41 |


As principais obras viárias hoje em andamento em Curitiba incluem também a construção de ciclovias, num total de 19,9 km. Entre elas, a da Fredolin Wolf (foto), do Órleans ao São Lourenço, cruzando parte do Pilarzinho, numa extensão de 4,5 km.

As outras vias exclusivas para bicicletas estão em construção na Linha Verde Norte e Sul, Eduardo Pinto da Rocha, Marechal Floriano e Salgado Filho.
As principais obras viárias hoje em andamento na cidade incluem também a construção de ciclovias. Serão mais 19,9 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas que estarão em eixos importantes como a Linha Verde Norte e Sul, Fredolin Wolf, Eduardo Pinto da Rocha, Marechal Floriano e Salgado Filho.
Os quase 20 quilômetros irão se somar aos 120 quilômetros de malha cicloviária já implantada na cidade, uma das mais extensas do país. “Com a criação de novos caminhos para os ciclistas, estamos ampliando as alternativas de mobilidade e dando condições para que a bicicleta seja cada vez mais incorporada ao cenário urbano”, diz o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Clever Almeida.
O projeto das novas ciclovias, elaborado pelos técnicos da área de mobilidade do Ippuc, estabelecem largura de 2,5 metros de pista para permitir que as bicicletas possam circular ao mesmo tempo nos dois sentidos. Prevê, também, segregação de espaço para dar segurança ao trânsito de ciclistas e sinalização especial de alerta ao longo do trajeto.
De norte a sul
Dos novos eixos cicloviários, o maior será o da rua Eduardo Pinto da Rocha, com 5,1 quilômetros de extensão, na região sul da cidade, unindo os bairros do  Sítio Cercado, Alto Boqueirão, Ganchinho e, Umbará. A obra, que inclui pavimentação, calçadas e drenagem, tem um custo de R$ 13,3 milhões e está sendo financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Já a ciclovia da rua Fredolin Wolf, na região norte, terá 4,5 quilômetros, unindo os bairros do Órleans e São Lourenço. A obra também conta com recursos do BID e significa um investimento de R$ 15 milhões. Como no projeto da Eduardo Pinto da Rocha, a ciclovia se estenderá paralelamente à via e às calçadas.
Na Linha Verde, as obras de ciclovia estão presentes nos dois trechos que estão em obras, nos dois extremos da cidade. O trecho sul, entre o Pinheirinho e o Contorno Sul, tem 2 quilômetros de extensão. O valor total da obra, incluindo, entre outros, os custos de implantação da canaleta para os ônibus e a pavimentação das vias laterais, é de R$ 15,2 milhões. O projeto deste trecho faz parte do chamado PAC Mobilidade, um pacote de obras que preparam a cidade para a Copa de 2014.
No trecho norte em construção na Linha Verde, a ciclovia tem 1,8 quilômetro de extensão, entre o Centro Politécnico e o viaduto da avenida Victor Ferreira do Amaral. O projeto, que inclui a construção de duas trincheiras, tem financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e custo de R$ 51,9 milhões, beneficiando moradores dos bairros Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã. A ciclovia, junto a este novo eixo de transporte, permitirá a integração entre os diferentes modais – ônibus e bicicleta.

Marechal - O corredor da Marechal Floriano, uma das vias de acesso à cidade para quem desembarca no Aeroporto Affonso Pena, em São José dos Pinhais, abrigará outra ciclovia, com 3,7 quilômetros de extensão, desde o terminal do Carmo até a divisa com o município vizinho. A obra, que inclui a implantação de canaleta exclusiva para ônibus e alargamento do viaduto sobre a linha férrea, está orçada em R$ 33,5 milhões e também faz parte do pacote de melhorias para a Copa de 2014.
A obra mais recente de ciclovia está sendo iniciada esta semana, junto com a reforma da Avenida Salgado Filho, que passa pelos bairros do Prado Velho e Uberaba e é uma via alternativa para acesso ao aeroporto Affonso Pena.  Ali, serão mais 2,8 quilômetros de ciclovia paralela à avenida, no trecho compreendido entre as ruas João Ribas de Oliveira e Rodrigo Bernarderlli. A intervenção, com um custo em torno de R$ 7,6 milhões, será financiada com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), do governo estadual.
Reforço - Os 19,9 quilômetros de novas ciclovias terão em breve um reforço com novas obras viárias, como a do corredor da Avenida das Torres, onde a ciclovia terá 10 quilômetros de extensão, e da Avenida Visconde de Guarapuava. Esta via será totalmente reformada e terá uma pista de 3,1 quilômetros na área do canteiro central, onde hoje está a rede de iluminação pública, que será totalmente enterrada.
Outro projeto que inclui ciclovias é o do Viva Barigui, na CIC, onde será implantado um parque linear, paralelo ao rio. Ali, a via exclusiva para bicicleta terá 5,8 quilômetros. Estas novas obras significam mais 18,9 quilômetros de ciclovias.
Este ano, outras obras viárias entregues pela Prefeitura já haviam acrescentado 12,6 quilômetros à malha cicloviária, incluindo 4 quilômetros de ciclofaixa na avenida Marechal Floriano, 4,5 quilômetros na avenida Toaldo Túlio e 4,1 quilômetros do eixo de integração CIC/Tatuquara. 



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