Francisco Schaffer, pioneiro da tecnologia

Do Quintal | 11:24 |

A distribuição do leite foi só um dos avanços

A Família Schaffer, uma das pioneiras da região, ficou conhecida principalmente pela atividade ligada ao leite, tanto na produção quanto na comercialização, sendo os primeiros a vender o produto em garrafas na cidade. A Leiteria – depois Confeitaria – Schaffer marcou época. O que poucos sabem é que o membro mais ilustre da família, seu Franscisco, inovou também em vários outros setores, sempre esteve à frente de seu tempo. Para sua Chácara, cujo local é hoje conhecido como Jardim Schaffer, Francisco trouxe as principais inovações tecnológicas do início do século passado. A seguir algumas das façanhas do seu Francisco:

O casal Francisco-Gabriela Schaffer.
 Mesmo localizada na então periferia da cidade, a Chácara Schaffer foi um dos primeiros locais de Curitiba a ter um aparelho telefônico. Foi necessário instalar 2 km de linha, mas em 1916, a novidade  inventada por Graham Bell em 1876 já funcionava na casa de Francisco. Era uma grande caixa de madeira posta na parede. Na frente ficava o fone e ao lado, sem fio, o auscultador. Do outro lado a manivela do magneto, que produzia a eletricidade necessária para transmissão à telefonista. Vizinhos faziam romarias à Chácara para usar o curioso telephone.
Francisco foi um dos pioneiros no uso racional dos recursos naturais, construindo reservatórios para a água da chuva, depois usada na irrigação. Também foi pioneiro na utilização de energia. Na virada do século, já usava um moinho de vento, depois passou para uma máquina a vapor e, em seguida, motores a diesel.  Com isso, ele conseguia eletricidade para iluminar toda a Chácara, além de movimentar diversas máquinas e equipamentos, entre eles 2 moinhos de cereais, debulhadeiras de milho, quatro máquinas para picar forragens, bombas para elevação de água, uma áaquina para enchimento de quatro silos com a capacidade para 270 toneladas.
- Grandes  inovações da época, como o automóvel e o rádio chegaram cedo à Chácara. O primeiro Ford chegou por Volta de 1916. E quando a era do rádio começou no Brasil, em 1930, o seu Francisco foi um dos primeiros a adquirir um aparelho, até então um luxo para poucos.

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: