Uma festa a ser resgatada

Do Quintal | 01:00 |


Procissão nos anos 50.
Prosseguem até o próximo domingo as festividades alusivas ao Dia de Nossa Senhora do Pilar, que nomeia a a antiga capela na Rua São Salvador, no Pilarzinho. Para hoje estão programadas missa, novena e festa no Salão Paroquial da Igreja São Marcos, na Rua Roberto Gava, 311. O dia da santa  é 15 de agosto, mas as festividades começaram no dia 10. Antigamente, a data era feriado e a festa atraía milhares de famílias vindas de todas as regiões da cidade que passavam o dia inteiro reunidos ao redor da capela em homenagem à Santa, na Rua São Salvador. 

Hoje, devido às mudanças urbanas ao redor da Capela, a festa acontece na Paróquia São Marcos. A intenção, porém, é reavivar a participação popular na festa, cujos recursos são destinados às obras assistenciais da Paróquia.
Moradores antigos lembram que o 15 de agosto era um dia especial. Famílias se preparavam com antecedência e, na data, desde cedo, se dirigiam á Capela, que então tinha uma ampla área ao redor, que incluía a atual Praça Angelina Basso, para abrigar os festejos. E após à missa, era um dia inteiro de churrasco,  jogos de argola, tiro ao alvo, toca do coelho, leilões de leitões, de costelas de bois, de prendas oferecidas pelos moradores da região. Havia ainda o serviço de alto-falante, pelo qual os jovens enamorados ofereciam mensagens e músicas às (aos) pretendentes.
Com o tempo e a urbanização da região, a participação popular diminuiu.  A festa foi transferida para o salão da Igreja São Marcos. A intenção da Paróquia é reavivar a participação popular nesta festa em celebração, uma forma, além de homenagear a Padroeira do Pilarzinho, aumentar a integração entre a comunidade e, ao mesmo tempo, contribuir para as obras assistenciais da Paróquia. Por isso, convida todos  a participarem. Confira a programação ao lado. 

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: