Ainda um bom retiro...

Do Quintal | 10:05 |


Distante pouco mais de dois quilômetros do marco zero da Capital (Praça Tiradentes), o bairro Bom Retiro demorou para começar a ser urbanizado.  Até a década  de  1940, era praticamente uma zona rural com amplas matas, cursos d’água, vales e colinas, dividida em chácaras abertas desde o século passado.  

Quem visitava a região, vindo do centro ou de outros bairros urbanizados,  encontrava um lugar tranqüilo, retirado da agitação da cidade. E foram justamente essas características que fizeram a região ser considerada ideal para a instalação de uma casa de saúde, de repouso. Em 24 de junho de 1946, era inaugurado o Sanatório Bom Retiro. Em pouco tempo, a região já passaria a ser conhecida como Bom Retiro, nome adotado carinhosamente pelos moradores e que anos mais tarde seria oficializado pelo município.
A urbanização seguiria a passo lento até a metade dos anos 70, quando o bairro teria o seu desenvolvimento acelerado. As chácaras foram dando lugar a loteamentos residenciais, as ruas de macadame substituídas por vias asfaltadas , as poucas casas comerciais, por um comércio diversificado.  Hoje, o Bom Retiro não lembra mais uma área rural, mas não perdeu certas características de antigamente. Apesar do trânsito intenso de suas principais vias,  o bairro ainda mantém  ruas tranqüilas, bem arborizadas. Casas de madeira e antigas construções de alvenaria dividem espaço com prédios modernos.  Como há muitos descendentes das famílias pioneiras que continuam morando por ali, ainda há um certo ar de cidade pequena, onde muitos vizinhos se conhecem pelo nome, se cumprimentam na rua. O tempo passou, mas para quem escolheu essa parte da cidade para morar, o bairro continua sendo um Bom Retiro.


Bom Retiro
1,94 km²
5.633 hab.
28,98 hab/km²
Bairros Limítrofes
Principais Vias
Rua Desembargador Hugo Simas
Rua Nilo Peçanha
Rua Carlos Pioli
Rua Albano Reis
Rua Tapajós
Rua Teffé
Rua D. Alberto Gonçalves
Rua Cel. João Guilherme Guimarães
Pontos de referência
CELEPAR
Paróquia do Divino Espírito Santo
Supermercado Condor Bom Retiro
Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro
Escola Estadual Prieto Martínez

TUDO SOBRE:: ,


COMENTÁRIOS: