Golfinho: o apoio de um campeão

Do Quintal | 10:03 |


Em dezembro de 2010, quando o jornal Do Quintal reuniu representantes do Pilarzinho e ex-atletas do Clube do Golfinho para reivindicarem que o poder público resgatasse a estrutura da histórica escola de natação, recebemos o apoio de um dos maiores nadadores da história nacional. Rogério Romero, único brasileiro a nadar em cinco olimpíadas, conseguiu seu primeiro índice olímpico nas águas do Clube no Pilarzinho.

Atualmente, Rogério Romero é secretário-adjunto de Esporte e da Juventude do governo de Minas Gerais. Londrinense, ele nadou inicialmente pela Acel, antes de vir treinar pelo Golfinho.  Foi em 1988 que conseguiu o índice para disputar as Olimpíadas de Seul  nos 200m costas.  Depois participaria dos Jogos Olímpicos de Barcelona (92), Atlanta (96), Sydney (2000) e Atenas (2004), sendo finalista nos três primeiros.  Em 27 anos de carreira, bateu 29 recordes sulamericanos e 41 brasileiros.
A mensagem do campeão
Na mensagem que enviou ao editor do jornal, Douglas de Souza Fernandes, ele contou um pouco de sua história no lendário clube de Curitiba, e como ele foi importante para sua formação não somente como atleta, mas como pessoa:

Caro Douglas,
A iniciativa é realmente muito importante e até relevante em diversos aspectos. Primeiro: a memória do esporte, no caso a natação. Segundo: pensando-se nas Olimpíadas. E por último, mas não menos importante,: o desenvolvimento social da região já mencionado.
Minha experiência no Clube do Golfinho foi a melhor possível. Cheguei no início de 1986 e fui muito bem acolhido pela família do Golfinho. Sim, família, porque o sentimento era este mesmo, de pertencimento de algo maior que apenas uma equipe de natação. Foi quando descobri a trajetória, a história daquele que foi, e provavelmente ainda o é, um clube exclusivo de natação. As vantagens neste modelo são óbvias, sem ter que "disputar" atenção com outras modalidades, seus dirigentes e o corpo técnico especializou-se. Tanto que, já no meu primeiro ano, o clube foi vice-campeão brasileiro, com um número acanhado de atletas, se comparado com as outras potências clubísticas. Conquistei também, já ao final de 1986, minhas primeiras vitórias brasileiras minha primeira convocação para seleção juvenil brasileira. 
A evolução atlética continuou e, em janeiro de 1988, conseguia meu primeiro índice olímpico. Esta façanha foi ainda mais significativa pois o campeonato foi realizado no próprio Clube do Golfinho, no Pilarzinho. Outras seleções e títulos vieram, até eu vir para o Minas Tênis Clube, em 1991.
Mas esta passagem por Curitiba certamente moldou meu caráter e definiu o que seria minha perseverança para o restante de minha longeva carreira esportiva. E, mais importante de tudo, as amizades que foram criadas, apesar da distância, continuam. Isto, para mim, foi a maior conquista em Curitiba.
Abraço e sucesso na iniciativa.
Att,
Rogério Romero”

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: