Parceria faz Prefeitura ampliar atendimento à saúde em Curitiba

Do Quintal | 18:11 |

(AN Prefeitura de Curitiba)
A parceria da Prefeitura de Curitiba com o governo federal tem contribuído para a ampliação do acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo deste ano, recursos repassados pela União permitiram ampliar o número de leitos para dependentes de álcool e drogas, garantir 3 mil atendimentos a moradores em situação de rua desde setembro, com o Consultório na Rua, e reforçar as equipes de saúde com o programa Mais Médicos, o que permitiu estender até as 22 horas o horário de mais uma unidade de saúde (a nona este ano).
O balanço foi apresentado nesta sexta-feira (29) pelo prefeito Gustavo Fruet e pelo secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Fruet e Massuda acompanharam a ministra em visitas a equipamentos de saúde na capital, aproveitando o roteiro para discutir a possibilidade de novas parcerias.
“É importante que o governo federal veja de perto o funcionamento dos equipamentos, confira os avanços, converse com a população atendida e verifique em que podemos avançar mais”, disse a ministra.
“Ainda enfrentamos problemas na saúde de Curitiba, mas estamos investindo fortemente na melhoria do acesso à atenção primária e na rede especializada e em políticas públicas para a recuperação de dependentes químicos, entre outros aspectos”, ressaltou o prefeito.
Para o secretário Adriano Massuda, “essas visitas são importantes porque conseguimos ouvir a população sobre o trabalho que estamos realizando e ver a motivação dos profissionais, que nos ajudam a realizar mudanças efetivas para melhorar cada vez mais o SUS Curitiba”.
A primeira visita foi à Unidade Básica Monteiro Lobato, no Tatuquara, onde atua o casal de médicos cubanos Amaurys Adalberto Diaz e Yadritza Lopes Espinosa, contratados pelo programa Mais Médicos. Com a chegada deles, a unidade ampliou o horário de atendimento para as 22 horas, aumentando o acesso da população ao serviço. Curitiba recebeu 23 profissionais pelo Mais Médicos, beneficiando a população da periferia.
No Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Portão, a ministra conheceu a estrutura e os serviços realizados pela unidade, que ampliou o atendimento e , além de oficinas, terapia e atendimento especializado, oferece 10 leitos de acolhimento noturno para dependentes de álcool e drogas. Lá, ela também conheceu as equipes do Consultório na Rua, que desde setembro já realizaram 3 mil atendimentos a moradores em situação de rua, e do programa Melhor em Casa, que realiza atendimento domiciliar a quem precisa.

Mais Médicos
Com o objetivo de melhorar o acesso aos serviços de saúde para as comunidades da periferia da capital, o SUS Curitiba recebeu 23 médicos – 9 brasileiros e 14 estrangeiros – do programa do governo federal. Os profissionais passaram por duas semanas de treinamento realizado pelo Ministério da Saúde e posteriormente 10 dias conhecendo o sistema da rede municipal da saúde. Eles foram distribuídos nas unidades de saúde Salvador Allende (Bairro Novo), Parigot de Souza (Bairro Novo), Osternack (Bairro Novo), Eucaliptos (Boqueirão), Tarumã (Boa Vista), Sabará (CIC), Vila Verde (CIC), São Domingos (Cajuru), Monteiro Lobato (Pinheirinho), Lotiguaçu (Cajuru),  Camargo (Cajuru), Caximba (Pinheirinho), Oswaldo Cruz (CIC), Bairro Alto (Boa Vista), Nossa Senhora da Luz (CIC),Bairro Novo (Bairro Novo), Sambaqui (Bairro Novo) e Nossa Senhora Aparecida (Bairro Novo).
Consultório na Rua – Quatro equipes multidisciplinares compostas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, psicólogo, assistente social, dentista e auxiliar de saúde bucal, percorrem algumas regiões da cidade onde a incidência de moradores em situação de rua é maior, oferecendo seus serviços. O primeiro contato é realizado na rua e os atendimentos nas unidades de saúde da região. Desde sua implantação em setembro, já foram realizados cerca de 3 mil atendimentos, entre curativos, consultas clínicas, odontológicas e psicológicas.
Melhor em Casa (Serviço de Atenção Domiciliar)
O SUS Curitiba conta com 10 equipes multiprofissionais (Médico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Técnico de Enfermagem, Nutricionista e Assistente Social), que realizam cuidados aos usuários que necessitam de atenção domiciliar, pós-alta hospitalar.   Atualmente são acompanhados pelas equipes mais de 450 pacientes que requerem cuidados especiais, mas não necessitam permanecer internados nos hospitais.
Programa Crack é Possível Vencer
Desde o inicio do ano, quando Curitiba aderiu oficialmente ao plano, já foram realizadas mudanças significativas na rede municipal de atenção á saúde mental, como a ampliação do número de CAPS 24 horas, implantação do Apoio Institucional para Saúde Mental e credenciamento das Residências de Psiquiatria Adulto e Infantil.

TUDO SOBRE:: ,


COMENTÁRIOS: