Golfinho, entre os melhores do País

Do Quintal | 10:34 |


As águas do Golfinho foram férteis na criação de campeões. Com o recorde quebrado por Ilana Kriger, em 1977, o clube de Curitiba mostrou ao que veio. Nessa época, com apenas dois anos de sua inauguração oficial, os atletas do clube já detinham a maioria dos recordes paranaenses, 

capitaneados primeiramente pelo técnico argentino Carlos Fernandes e depois por Leonardo Vescovo, também argentino, e o campeão brasileiro Ilson Austuriano. 
 Junto com a filha de Berek, Ênio Aragon, nos 100 metros livre, Daniel Wolokita, nos 100 borboleta e Carla Sprengel, também nos 100 metros borboleta, foram os principais destaques da primeira geração do Golfinho.
Outros que já faziam bonito ou que fariam nos anos seguinte eram Fabio, Maria e Bruno Miraglia, Christiane Mueller, Mário Romanó, Hilton Zattoni, Luiz Roberto e Ana Lúcia Ratto,  Mario Lopes, Priscilla Grocoski, Cláudia Surigi, Antônio Paula Filho, Izabella de Paula, Mônica Prieto, Patrícia Filizola e Oscar Monteiro; e também Gilberto Krieger, Jayme Wolokita, Antonio Carlos de Paula Soares, Celso Jugend, Suzanne Soifer, Marcia, Ilona e Liliane Naday, Katia Weigang, Regina Iorio, Silvia Franzoni  e os outros.
Em pouco tempo, bater recordes paranaenses se tornou rotina para aquele pessoal. Tanto que ainda em 5 de dezembro de 1976, o clube promoveu o I Festival de Recordes do Paraná. Participaram clubes de todo o Estado que tinham nadadores em condições de bater marcas paranaenses.
Foram 22 tentativas, das quais surgiram 16 quebras de recordes estaduais. Os golfinenses foram responsáveis por 13. Em segundo ficou o Curitibano, com 2; e em terceiro, o Olímpico de Maringá, com um.
Conquistando o Brasil
O domínio no Paraná já estava selado. No cenário nacional, os atletas do Golfinho foram galgando degraus ano a ano. No final dos anos 70, o clube já figurava entre o sexto e o sétimo melhores do país. O grande salto rumo aos principais pódios nacionais foi dado a partir da contratação do técnico Reinaldo Dias, descoberto pelo golfinense e jornalista Borell Du Vernay no interior de São Paulo.
Em pouco tempo, o Golfinho já batia clubes tradicionais, como o Minas, a Hebraica, Vasco da Gama e Andradina . O auge do clube chegaria em 1986, quando passaria o poderoso Pinheiros, de São Paulo, e assumiria a segunda posição no ranking da natação nacional, atrás somente do então imbatível Flamengo.
Nesta época, o Golfinho teve seu time mais poderoso. Christiano Michelena, Eduardo de Poli e Rogério Romero, três futuros atletas olímpicos, puxavam a equipe, que trazia ainda Cristiane Spieker dos Santos, Cláudia Sprengel, Priscila Grocoske, Felipe Michelena, Flávio Gomel, Patrícia Koglin, Ana Júlia Borell, João Carlos Borell e Miriam Artur.
O hoje arquiteto Felipe Michelena lembra a emoção que foi desbancar o até hoje fortíssimo Pinheiros no Troféu Brasil de 1986, disputado no Rio de Janeiro. “Só não fomos campeões, porque nossa equipe levou apenas 26 atletas, contra 40 que disputaram pelo Flamengo, que ficou com o primeiro lugar”, conta.
O desempenho dos paranaenses foi acompanhado com entusiasmo pela lenda da natação brasileira, Maria Lenke, que hoje nomina o principal troféu nacional, e que na época tinha 71 anos. Flamenguista, mas acima disso, apaixonada pela natação, ela vibrou nas arquibancadas com a atuação do Golfinho. “Isso colocou a gente nas alturas”, recorda ele.
No ano seguinte, mostrando que a posição que chegara no ranking nacional não foi por acaso, o Golfinho voltou a se confirmar como o segundo melhor do país. Inconformado com a perda da posição, o Pinheiros tentou de tudo para superar os paranaenses. Para tentar dar o troco, os paulistas buscaram um reforço de peso: o medalhista olímpico Ricardo Prado. O reforço, porém, não foi suficiente para superar os abnegados paranaenses, que mantiveram a posição conquistada. (DSF)

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: