Um pouco da Alemanha no Vista Alegre

Do Quintal | 09:30 |



A Torre dos Filósofos.
Os Schaffer foram uma das primeiras famílias de imigrantes a pisar nas terras da região que seria conhecida futuramente como Vista Alegre.  Vinda da Moravia, no antigo império Austro-Húngaro há cerca de 150, ela se notabilizou principalmente pelas inovações na pecuária leiteira. Foram os Schaffer que lançaram a venda de leite em garrafas em Curitiba e que criaram um dos pontos de encontro mais tradicionais das famílias curitibanas por muitas décadas, a Leiteria Schaffer, que servia “a melhor coalhada da cidade”. Outro legado dos Schaffer a Curitiba foi a área que hoje abriga o Bosque Alemão, 

um tributo à cultura germânica encravado no Bairro Vista Alegre, mais precisamente entre as ruas Franz Schubert, Niccolò Paganini e Francisco Schaffer, justamente na região hoje batizada de Jardim Schaffer.
Inaugurado em 1996, o bosque possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradições alemãs. São 38 mil m² de mata nativa, que faziam parte da antiga chácara da família. No final de 2010, pouco antes de completar 15 anos, em 29 de março, o Bosque passou por uma reforma completa, que incluiu as passarelas em madeira.
Além da mata preservada, o bosque  tem como atrativo a réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933 no bairro Seminário, com elementos decorativos neogóticos e que abriga a sala de concertos Oratório de Bach. Também, a Torre dos Filósofos, com um mirante de onde se tem uma bela paisagem de parte da cidade e da Serra do Mar .
Outra atração do bosque é o portal e a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século XX, originalmente localizada no centro da cidade.
João e Maria
Na casa da Bruxa, livros. 
Para as crianças, uma boa pedida é passar pela trilha João e Maria e acompanhar pelos quadros em azulejo dispostos pelo caminho a clássica história dos irmãos Grimm. Ao final da trilha, chega-se à casa da bruxa, ou “Casa Encantada”.  Mas, em vez de uma mulher que os quer devorar, como no conto, a gurizada encontra uma biblioteca com baús cheios de livros e um espaço aconchegante para a leitura. Ali, as bruxas só aparecem para contar histórias durante a Hora do Conto, que só no ano passado atendeu a 13 mil estudantes .
SERVIÇO : A Biblioeteca abre diariamente das 9h às 17h. Aos sábados e domingos, a hora do conto é aberta ao público e feita às 11h, 14h e 16h. De terça a sexta-feira, é dedicada às escolas da cidade e é preciso agendar horário pelo telefone 3568 1087 ou pelo e-mail fsbosquealemao@sme.curitiba.pr.gov.br.
A visitação ao Bosque é aberta diariamente das 6h às 20h.

TUDO SOBRE:: ,


COMENTÁRIOS: