História do "Sanatório" começou em 1920

Do Quintal | 09:31 |


O hospital foi inaugurado em 1945.
A área total onde está instalado o Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, na Nilo Peçanha entre as ruas Comendador Lustoza e a Professor Macedo Filho, tem  exatos 65.594 metros quadrados, mas deles somente  pouco mais de 30 mil metros quadrados poderão ser utilizados caso o empreendimento imobiliário seja levado avante no local. O restante é área de mata que não poderá receber edificações.
O terreno pertencia à família Macedo e foi adquirido por 45 contos de réis pela Federação Espírita do Paraná em 1924, quando era seu presidente o engenheiro agrônomo e empresário Arthur Lins de Vasconcellos Lopes.  

A ideia de se construir um hospital espírita surgira quatro anos antes e desde então começou-se a buscar um local adequado. A área foi escolhida em função de ser uma região tranquila, um local embora próximo do centro, retirado da agitação urbana. Daí o nome escolhido: Bom Retiro.
Na época, a região ainda era conhecida como parte do Pilarzinho. Só a partir da inauguração do Sanatório, que ela começaria a ser chamada popularmente de “a área do Bom Retiro”.
A obra foi iniciada no final dos anos 20, mas como dependia de doações, andou devagar e parou em 1938. Foi então que Lins de Vasconcellos e sua esposa, dona Hercília, fizeram a vultosa doação de 100 contos de réis, o suficiente para a conclusão das obras, o que só ocorreria em 1945. A inauguração oficial foi em 31 de março desse ano, mas ele só começaria a funcionar em 24 de junho de 1946. (DSF)

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: