Canta o teu quintal...

Do Quintal | 14:56 |


“Canta tua aldeia e serás universal”. A frase, do escritor russo Leon Tolstoi,  é um daqueles óbvios ululantes dos quais falava o dramaturgo Nelson Rodrigues. Afinal, o universo é sempre exatamente onde estamos. Parafraseando Tolstoi com rima pobre, “canta teu quintal e serás universal”...


Foi com essa idéia que lançamos em 2010 o jornal Do Quintal, com a proposta de acompanhar as histórias e o dia-a-dia dos bairros Pilarzinho, Mercês, Vista Alegre, Abranches, Bom Retiro e parte do Centro Cívico. Tratra-se uma região com história secular, para onde vieram levas e levas de imigrantes, e que hoje abriga a maioria das reservas verdes e pontos turísticos da cidade, como a Pedreira Paulo Leminski, a Ópera de Arame, Capela Nossa Senhora do Pilar, Bosques Alemão, do Pilarzinho,do Papa, do Professor, Vista Alegre, Universidade Livre do Meio Ambiente, Parques Tanguá, Tingui, parte do Barigui e outros.
Este "quintal verde da cidade" tem muita história pra contar. Várias delas já contamos no jornal impresso, que após um recesso voltará em julho com ânimo revigorado e com novidades. A principal é este blog que ora inauguramos. Com ele, além de reeditar assuntos já levantados, poderemos acompanhar  melhor as histórias de antigamente e o que acontece nessa região, cuja importância de muitos assuntos  transcende os limites dos bairros, como são os casos da Pedreira, do Clube do Golfinho, da Cruz do Pilarzinho, da preservação de nossas resrvas naturais.
Nosso blog é um espaço aberto e democrático. Portanto,  nos escreva, critique, denuncie, elogie, mande fotos, sugestões, cobranças, para que possamos, juntos, cuidar cada vez melhor do nosso quintal.

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: