Um jovem professor de 96 anos

Do Quintal | 14:25 |


Click na foto para aumentá-la.

Erwin Groger viveu intensamente os seus 96 anos. Além de montanhista, foi engenheiro agrônomo, orquidófilo, reflorestador, pintor, violonista, cantor lírico, ferreiro, poeta, tradutor, professor. A paixão pelas montanhas veio de sua terra natal, a Áustria, onde viveu até 1938, quando a Alemanha nazista anexou o país, e ele fugiu para o Brasil. Outra tradição austríaca herdada por Erwin foi a música. Na juventude estudou violão clássico. Também cedo aprendeu a pintura, à qual dedicou-se por toda a vida.

Aos 26 anos, já casado e com uma filha, mudou-se para o Rio de Janeiro. Formado em engenharia agronômica e fluente em cinco idiomas, ele e a família iniciaram uma longa peregrinação pelo país, com Erwin trabalhando como ajudante de caminhoneiro, ferreiro, vendedor... até fixar residência em Curitiba, onde trabalhou por 15 anos como professor no Seminário Menor de Nova Orleans.
Descobrindo o Marumby
Foi numa viagem da família à Igreja do Rocio, em Paranaguá, em 1946, que ele conheceu o Conjunto Marumby. Algumas semanas depois, voltava ao local para iniciar as escaladas que seguiriam pelas décadas seguintes. Nas décadas seguintes, se tornaria o “professor” das novas gerações de montanhistas.
E foram dessa andança pelas montanhas que surgiu a paixão pelas orquídeas, na época abundantes por lá. Essa paixão pela “rainha das flores” o levaria a fundar anos depois a Sociedade Paranaense de Orquidófilos.
Vitalidade
Para manter a vitalidade e continuar subindo montanhas após os 80 anos, ele corria todo dia de 3 a 5 quilômetros, dizia não seguir nenhuma dieta alimentar, só não comia carne seca, bacalhau e quiabo. Porque foi isso que teve que comer muitas vezes para não morrer de fome quando iniciou sua peregrinação pelo Brasil.
Fez traduções para o português de poemas da língua alemã, e era o tradutor oficial do consulado da Áustria em Curitiba. Nos últimos anos, o incansável Erwin dedicava-se a traduzir, em métrica, a ópera Parcival, de Richard Wagner, a pedido de um grupo de teatro formado por jovens
Faleceu no dia 24 de outubro de 2008, aos 96 anos de idade, deixando como legado uma vida de exemplo de respeito à vida e à natureza. (DSF)

TUDO SOBRE:: ,


COMENTÁRIOS: