Bosque homenageia professor

Do Quintal | 14:14 |



Click  e aumente a foto.
São tantos bosques pela região que mesmo muito moradores antigos não conhecem alguns. Um deles, no Abranches,  é o Erwin Grogër, mas que também pode ser chamado de Bosque do Professor, por homenagear um pioneiro no montanhismo, orquidófilo e um dos primeiros a defender a presrvação da natureza por estes lados.
O bosque fica de frente para a rua Benedito Correia de Freitas e faz fundos com a Ópera de Arame, no Abranches.
Erwin Grogër, falecido em 2008 aos 96 anos, 

foi um dos precursores do montanhismo e da preservação ambiental no Brasil. Por montanhistas e ambientalistas de várias gerações, era chamado reverencialmente de “Professor”. Era assim que a ele se referiam os que participaram da inauguração do bosque, 
no segundo semestre de 2010, pelo já prefeito Luciano Ducci. Ao justificar a homenagem, Ducci lembrou que com seus seguidores montanhistas, ajudou a preservar a Serra do Mar paranaense, “que hoje é um dos trechos contínuos mais bem conservados de Floresta Atlântica.”
A área do Erwin Grogër é pequena, apenas três mil metros quadrados, mas abriga importantes espécies vegetais nativas, como canjeranas, canelas e guabirobas. O terreno é bastante inclinado, com uma diferença de 12 metros de altura entre a rua e seu ponto mais alto, bem ao gosto dos montanhistas.
No meio do bosque, bancos e caminhos feitos com deques de madeira elevados evitam a formação de trilhas na terra, preservando o terreno de erosões. Na entrada, uma praça é marcada com o desenho da Rosa dos Ventos, uma referência ao esporte difundido pelo professor Grogër. Também há referências à bandeira da Áustria, sua nacionalidade.
"É um grande presente para a cidade e para a memória do professor Erwin”, declarou o montanhista Nelson Luiz Penteado Alves.
O austríaco e engenheiro agrônomo chegou a Curitiba aos 26 anos, e foi quem introduziu técnicas de escalada no Pico do Marumbi, onde o esporte surgiu no país. Grogër morava na Barreirinha e morreu em 2008, aos 96 anos. (DSF)

TUDO SOBRE:: ,


COMENTÁRIOS: