Contra a insegurança, o Conseg

Do Quintal | 11:53 |


Click na foto para aumentar.

A ação intensiva dos marginais na região do Pilarzinho não é novidade. Em julho do ano passado, o Do Quintal  relatou a onda de assaltos e violência, principalmente contra farmácias, lotéricas e bares. Alguns chegavam a ser assaltados a cada dois meses.  Foi esse estado de coisas que levou um grupo de moradores que fazem parte da Rede de Desenvolvimento Local, organizada pelo sistema Fiep-Sesi, a iniciar a organização do Conselho de Segurança (Conseg) do Pilarzinho. Hoje, o órgão que está em fase final de implantação, terá uma reunião ordinária a partir das 19h30, no Colégio Bento Munhoz da Rocha Netto (Rua Elvira Polak, 87, a 100 metros da Cruz).


Quem estiver interessado na questão da segurança no bairro deve participar. O Conseg é organizado pelos próprios moradores locais, mas tem a parceria com as polícias Civil e Militar. Portanto, denúncias ou sugestões devem ser encaminhadas ao Conseg, que por sua vez faz o contato direto com a autoridade policial responsável.
Um dos grandes problemas para se fazer o mapa real da violência no bairro - e a partir disso balizar ações específicas pela polícia - é o fato de muitas vítimas não registrarem queixa. Com isso, a verdadeira situação do bairro acaba não sendo apresentada às autoridades do setor. Por isso, uma das orientações do Conseg é que em todos casos de assaltos ou roubos, a vítima deve fazer o boletim de ocorrências.
A partir desses dados, fica mais fácil cobrar das autoridades medidas concretas e específicas para enfrentar o problema da insegurança.



TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: