Uma rua, uma história: Nilinho paz e amor

Do Quintal | 13:20 |



Nilo presidiu o País por um ano e 5 meses.
A Rua Nilo Peçanha é uma das  principais vias de nossa região. Ela começa na altura da Roberto Barroso,  no final do bairro São Francisco, corta todo o Bom  Retiro, passa pela divisa entre Pilarzinho e São Lourenço e desemboca  na confluência da João Gava e São Salvador, próximo à Ópera de Arame.
Seu nome é uma homenagem ao advogado e político fluminense Nilo Procópio Peçanha (2/10/1867-31/3/1924).  Mulato e filho de pequenos agricultores da região de Campos (RJ), foi  deputado constituinte, senador, governador  do Rio de Janeiro  e presidente da República por um ano e cinco meses. 


Apesar de ter lutado na campanha abolicionista, historiadores apontam que ele nunca assumiu  sua descendência africana.  Alguns afirmam que suas fotografias presidenciais eram retocadas para branquear sua pele escura. Sua origem humilde, porém, nunca escondeu, e dizia que fora criado com “pão dormido e paçoca”.
Eleito vice-presidente em 1906, assumiu o cargo com a morte do titular, Afonso Pena, em junho de 1909. Em seu governo, criou o Serviço de Proteção ao Índio (embrião da Funai),  reorganizou o Ministério da Agricultura e deu grande impulso ao ensino técnico-profissional.
Sua sucessão foi uma das mais disputadas até então, contrapondo pela primeira vez São Paulo, cujo candidato era Rui Barbosa, e Minas Gerais, que venceria o pleito com Artur Bernardes.  Preocupado com uma escalada de violência durante a campanha, lançou o lema “paz e amor”, que 90 anos depois seria adotado pelo candidato Luis Ignácio Lula da Silva, que ganharia  na época o apelido de “Lulinha Paz e Amor”.  (DSF)

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: