Não basta reclamar, tem que participar

Do Quintal | 14:14 |


Quem quer realmente mudar uma situação, além de reclamar, denunciar um problema, precisa participar da busca de uma solução. É com esse objetivo que o recém-oficializado Conselho de Segurança do Pilarzinho (Conseg-Pilarzinho) está convidando todo os moradores e empresários da região para a reunião desta segunda-feira, a partir das 19h15 na sede da Associação dos Hemofílicos do Paraná ((Rua Augusto Basso, 28, esquina com a Amauri Lange Silvério, em frente a RIC-TV).


Depois de quase dois anos de luta, um grupo de moradores do bairro conseguiu a oficialização, junto à Secretaria de Segurança do Estado, do Conseg local. O organismo foi gestado a partir das reuniões da Rede de Desenvolvimento Local, iniciativa do sistema Fiep-Sesi, cujo objetivo é criar em cada bairro da cidade um núcleo de moradores, para levantar os problemas do bairro e buscar soluções para resolvê-los.
O Pilarzinho segue o exemplo de outros bairros da capital que, a partir da criação de seus Consegs, conseguiram melhorar as condições de segurança onde moram. A partir deles, cria-se um contato direto entre moradores e autoridades do setor, otimizando as ações anti-criminalidade. Ao mesmo tempo, e talvez mais importante, são as ações voltadas para a prevenção da violência e atos criminosos, a partir de ações que envolvam a comunidade em geral incentivando a cultura da paz.
Os encontros do Conseg são uma ótima oportunidade para quem tem sugestões a serem feitas. E também para mostrar às autoridades responsáveis pelo setor que os moradores e comerciantes locais estão unidos no objetivo comum de melhorar a qualidade de vida na região. Quanto mais moradores participarem, mais o Conselho terá força para lutar por um bairro mais tranquilo e seguro.

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: