No Pilarzinho, um exemplo olímpico

Do Quintal | 12:26 |

Rogério Romero.

Não é preciso ser um grande analista para concluir que o Brasil ainda tem muito a fazer para um dia conseguir ficar pelo menos entre os dez primeiros países em uma Olimpíada. A formação de atletas de alto nível ainda está muito longe, por exemplo, do desempenho do País na economia mundial, onde figura atualmente em sexto lugar.  Formar atletas de ponta não é um trabalho fácil, mas é possível. Um grande exemplo disso foi dado nos anos 70 e 80 do século passado por um clube criado no bairro Pilarzinho, o Golfinho.

Até o início dos anos 70, não havia nenhuma escola exclusiva de natação no País. Foi nessa época que um grupo de pais curitibanos resolveu se juntar e, por conta própria, criar o primeiro clube nacional voltado somente para a formação de nadadores.  Cotizaram-se, compraram um terreno na Rua São Salvador, construíram a primeira piscina olímpica da cidade,  contrataram bons técnicos e em pouco tempo começavam a bater os primeiros recordes regionais.  Depois vieram os sulamericanos  e na metade dos anos 80, o Golfinho já era o segundo clube no ranking da natação brasileira.
O nadador brasileiro até hoje com maior número de participações em Olimpíadas e segundo do mundo, Rogério Romero, conquistou seu primeiro índice olímpico, em 1988, nadando pelo Golfinho. Outra grande contribuição do Clube para o esporte nacional foi a criação do mais importante campeonato de natação do Brasil, o Troféu José Finkel, que homenageia um dos primeiros atletas do Golfinho.
O Clube entrou em declínio nos anos 90, sua estrutura ficou abandonada por quase uma década e hoje moradores da região e ex atletas aguardam que o Poder Público desaproprie o local e o transforme num local de atendimento à população e, ao mesmo tempo, preserve a sua rica e exemplar história. Atualmente, as piscinas abandonadas servem para criar mosquitos e o imóvel consta como de interesse para desapropriação pela Prefeitura Municipal.
Com o resgate da memória do que representou o Clube do Golfinho, Curitiba daria um grande exemplo para o esporte nacional, principalmente neste período em que o Brasil se prepara para sediar seus primeiros Jogos Olímpicos. O exemplo de que é possível, com boa vontade, união e trabalho sério, formar grandes atletas.
(Acompanhe neste blog a história do Golfinho, sua situação atual e o que está sendo feito para que sua história seja resgatada).

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: