Após atraso de um ano e meio, obras da Fredolin chegam à reta final
Velhos e grandes cedros foram cortados. |
Finalmente, após um ano e meio de atraso, as obras de
reforma da Rua Fredolin Wolf chegam à sua etapa final. Os trabalhos estão sendo
realizados agora na Rua São Salvador, próximo à Capela de Nossa Senhora do Pilar.
Neste feriado de 15 de novembro, funcionários da Empo – Empresa Paranaense de
Saneamento e Construção Civil - trabalhavam no recape asfáltico da via e no corte
de uma dezena de cedros na esquina com a Rua Bruno João da Silva, para o
alargamento da pista.
Iniciadas em julho de 2010, a previsão inicial era que as
obras fossem entregues em junho do ano passado.
O consórcio que venceu a licitação, formado pela paranaense Gaissler
Moreira e a argentina Dos Arroyos, não cumpriu os prazos das primeiras etapas e
teve o contrato rescindido. O trabalho foi interrompido no ano passado e só
retomado em julho deste ano. A Prefeitura
fez nova licitação, vencida pela Empo. A previsão agora é que a obra seja
finalizada ainda este ano.
No total são 7.765
quilômetros de pista, iniciando na Fredolin, próximo à Avenida Manoel Ribas, no
Santa Felicidade, passando pela Saturnino Braga, Domingos Moro e São Salvador
até altura da Nilo Peçanha. O orçamento é
de R$ 15 milhões e faz parte do programa Pró-Cidades, financiado em 50% pelo
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o restante a cargo da
Prefeitura. O projeto inclui além do
recape asfáltico, alargamento da pista para 11 metros em alguns pontos,
ciclovias, nova iluminação, rede de drenagem e plantio de 800 árvores.
Mudanças na Capela
Foto de 2010: cedros á direita. |
Segundo apurou o Do
Quintal junto ao IPPUC, o perigoso trecho atrás da Capela Nossa Senhora do
Pillar sofrerá várias alterações para melhorar o trânsito no local. Ali
acontece a confluência entre as ruas São Salvador, Bruno João da Silva e São
Salvador. Como não há redutor de velocidade ou um semáforo e como os motoristas
não têm visão da pista contrária devido à curva fechada e ao prédio da Capela, há
um risco permanente de acidentes.
Segundo o chefe de projetos viários do IPPUC, Márcio
Teixeira, além do alargamento desse trecho da São Salvador, será construída uma
meia-rotatória entre as vias. Já para
tornar mais segura a travessia de pedestres, estão previstas duas “ilhas” atrás
dela.
Planta das obras: meia rotatória e duas ilhas. |
Corte
Para alargar em três metros a pista, foi necessário
desapropriar uma faixa de terra do amplo terreno ao lado, pertencente à família
Gava. No local havia cerca de 10 velhos e grandes cedros e vários arbustos, que ontem foram
derrubados. Mais atrás há alguns
Pinheiros do Paraná que, por lei, são imunes ao corte.
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