Após atraso de um ano e meio, obras da Fredolin chegam à reta final

Do Quintal | 17:30 |

Velhos e grandes cedros foram cortados.

Finalmente, após um ano e meio de atraso, as obras de reforma da Rua Fredolin Wolf chegam à sua etapa final. Os trabalhos estão sendo realizados agora na Rua São Salvador, próximo à Capela de Nossa Senhora do Pilar. Neste feriado de 15 de novembro, funcionários da Empo – Empresa Paranaense de Saneamento e Construção Civil - trabalhavam no recape asfáltico da via e no corte de uma dezena de cedros na esquina com a Rua Bruno João da Silva, para o alargamento da pista.

Iniciadas em julho de 2010, a previsão inicial era que as obras fossem entregues em junho do ano passado.  O consórcio que venceu a licitação, formado pela paranaense Gaissler Moreira e a argentina Dos Arroyos, não cumpriu os prazos das primeiras etapas e teve o contrato rescindido. O trabalho foi interrompido no ano passado e só retomado em julho deste ano.  A Prefeitura fez nova licitação, vencida pela Empo. A previsão agora é que a obra seja finalizada ainda este ano.
No total são  7.765 quilômetros de pista, iniciando na Fredolin, próximo à Avenida Manoel Ribas, no Santa Felicidade, passando pela Saturnino Braga, Domingos Moro e São Salvador até altura da Nilo Peçanha.  O orçamento é de R$ 15 milhões e faz parte do programa Pró-Cidades, financiado em 50% pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o restante a cargo da Prefeitura.  O projeto inclui além do recape asfáltico, alargamento da pista para 11 metros em alguns pontos, ciclovias, nova iluminação, rede de drenagem e plantio de 800 árvores.
Mudanças na Capela
Foto de 2010: cedros á direita.
Segundo apurou o Do Quintal junto ao IPPUC, o perigoso trecho atrás da Capela Nossa Senhora do Pillar sofrerá várias alterações para melhorar o trânsito no local. Ali acontece a confluência entre as ruas São Salvador, Bruno João da Silva e São Salvador. Como não há redutor de velocidade ou um semáforo e como os motoristas não têm visão da pista contrária devido à curva fechada e ao prédio da Capela, há um risco permanente de acidentes.
Segundo o chefe de projetos viários do IPPUC, Márcio Teixeira, além do alargamento desse trecho da São Salvador, será construída uma meia-rotatória entre as vias.  Já para tornar mais segura a travessia de pedestres, estão previstas duas “ilhas” atrás dela.
Planta das obras: meia rotatória e duas ilhas.
Corte
Para alargar em três metros a pista, foi necessário desapropriar uma faixa de terra do amplo terreno ao lado, pertencente à família Gava. No local havia cerca de 10 velhos e grandes cedros e vários arbustos, que ontem foram derrubados.  Mais atrás há alguns Pinheiros do Paraná que, por lei, são imunes ao corte.


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