Conseg Pilarzinho organiza ações para combater a insegurança no bairro

Do Quintal | 09:48 |


A reunião realizada na segunda-feira.
Cobrar das autoridades responsáveis o aumento do policiamento no Pilarzinho e incentivar a organização dos moradores em ações conjuntas visando à prevenção da criminalidade no bairro. Essas foram as principais propostas detalhadas na reunião mensal do Conselho de Segurança (Conseg) Pilarzinho, realizada na noite de segunda-feira no Salão Paroquial da Igreja São Marcos.  Ambas as ações já estão em andamento.

O Conseg Pilarzinho já vem realizando um abaixo-assinado  a ser encaminhado à Secretaria de Segurança Pública do Paraná, solicitando providências face ao altíssimo índice de criminalidade que afeta o bairro.  O documento, que pretende ter mais de mil assinaturas de moradores e comerciantes, solicita o aumento do policiamento ostensivo no bairro e o patrulhamento das rotas de fuga em sentido aos municípios que fazem divisa com o bairro.
Para quem quer participar e ainda não assinou, há cópias disponíveis do documento na sede provisória do Conseg Pilarzinho, na Associação Paranaense dos Hemofílicos, á  Rua Augusto Basso, 28, em frente à RIC TV.
Em relação à união dos moradores, além de convidá-los a participar das reuniões mensais, o Conseg vem incentivando ações como a chamada Vizinhança Solidária. A idéia é que as pessoas tenham mais contato com quem mora próximo, de forma a se protegerem mutuamente.  São medidas simples, como a de avisar o vizinho quando for viajar para que este ajude a cuidar de sua residência durante sua ausência.  Também estuda-se a criação de uma logomarca do projeto a ser afixada nas casas, de forma a mostrar que nessas áreas os moradores estão atentos e solidários aos seus vizinhos.
União
A grande meta do Conseg  é contribuir para com a união entre os moradores, de forma a buscarem soluções conjuntas para os problemas enfrentados no bairro. Daí a importância da presença maciça nas reuniões mensais. Nelas estão presentes também representantes da administração municipal de da área de segurança pública. Elas acontecem todas as segundas segundas-feiras do mês, a partir das 19 horas em locais previamente anunciados.
Como membros natos do Conseg, por exemplo, participaram da reunião de ontem junto com os demais membros da diretoria e dos moradores, o representante da Guarda Municipal,  José dos Santos Ferro, do  3 Distrito Policial, Valdecir Botegangues  e da Regional Boa Vista, Celso.  O 12º Batalhão da Polícia Militar não esteve oficialmente representado, mas participaram cadetes da PM que acompanharam o encontro.
Foi também cedido espaço para os  candidatos ao Conselho  Tutelar, que terá eleição no próximo dia 25 de novembro.  E  para que um dos membros da Rede de Desenvolvimento Local - uma iniciativa da FIEP para unir os moradores em torno de objetivos comuns – expusesse  o projeto para a criação da Associação Comercial do Pilarzinho e Região.











TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: