Primavera promovia "balada automotiva" sem autorização municipal

Do Quintal | 12:32 |

Na parede, o anúncio da balada automotiva.

Embora viesse realizando as chamadas “baladas automotivas”, o Clube Primavera, no Pilarzinho, nunca teve autorização para tal. Segundo o chefe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba, Luiz Fernando Laska, a licença ambiental concedida ao estabelecimento (vencida no último dia 29) não incluía este tipo de evento.  Após denúncia de uma moradora vizinha, ele diz que foi pessoalmente ao local (Rua Antônio Moro, 153) na tarde do dia 1º de fevereiro, sexta-feira, quando constatou a propaganda que anunciava a “balada” para o dia seguinte e notificou a casa. Em seguida, afirma, solicitou que o estabelecimento fosse incluído na operação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) que aconteceria na madrugada de domingo, quando a casa foi interditada. E multada em R$ 5.300,00 devido à licença ambiental vencida.

O Clube, arrendado junto à Sociedade Primavera pelo empresário Imélio Bona Júnior, mesmo não tendo autorização, se intitula “Balada Automotiva Oficial”, como mostra a propaganda que ainda permanece em sua fachada. O evento consistia em revezar automóveis com sons superpotentes dentro do salão. Para ver como ela funcionava, acesse vídeo no Youtube (primavera eletrocar spot comercial).
Risco à saúde
Além de impedir o sono da vizinhança, a altura do som utilizada nesses eventos pode causar graves danos à audição de quem está dentro do estabelecimento.   Especialistas apontam  que a partir da exposição continua a sons acima de 85 decibéis já é possível ter perdas auditivas.  Para se ter uma ideia, o ruído de uma turbina de avião alcança em torno de 120 decibéis.  Já o campeão da etapa de Bertioga (SP) do Campeonato Brasileiro de Som Automotivo, realizado em setembro de 2012, alcançou a marca de 149 decibéis.  Mas em local aberto. A seguir  reproduzimos tabela listando sons e o tempo máximo de exposição para se evitar lesões no aparelho auditivo. Fonte www.inescporto.pt.

Valores de intensidade de pressão acústica
Tempo máximo de exposição diária.
85 dB
8 horas
90 dB
4 horas
95 dB
2 horas
100 dB
1 hora
105 dB
30 minutos
110 dB
15 minutos
115 dB
7 minutos
120 dB
3 minutos
Maior do que 120dB
Risco imediato de perdas auditivas irreversíveis

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: