União contra a insegurança

Do Quintal | 17:45 |

Dra. Clair na reunião de ontem.
Dois vereadores, Jorge Bernardi e Mauro Ignácio,  e uma representante das Mercês e ex-deputada federal, Clair Martins,  estiveram ontem apoiando a luta dos moradores do Pilarzinho por melhorias na segurança local. Dra. Clair, que preside a Associação de Moradores e Empresários do bairro -  que atua em conjunto com o Conseg local -,  veio trazer um pouco da experiência já realizada lá e defender a união dos Consegs da cidade em torno dos objetivos comuns.
Recentemente foi feita uma ampla campanha nas Mercês exigindo melhoria na segurança, com a colocação de faixas em vários pontos do bairro. Atualmente a comunidade está organizando o projeto Vizinhança Solidária, a partir da união dos vizinhos, onde um “cuida” da casa do outro e vice-e-versa.  Amoem e Conseg das Mercês também já realizaram várias reuniões com representantes da Polícia Militar e continuam cobrando medidas para melhorar a segurança no bairro.
Clair lembrou, como já noticiamos aqui neste blog, que os moradores do vizinho Vista Alegre em vez de criar um conselho próprio irá se juntar ao Conseg das Mercês como forma de reforçar as reivindicações comuns junto aos órgãos competentes. A união será oficializada em reunião no próximo dia 4.  A ex-deputada defende também a união entre todos os Consegs da cidade, de forma a aumentar a força para fazer valer o direito à segurança.
O vereador Jorge Bernardi falou da a importância da união dos moradores para alcançar os objetivos comuns. Ele pediu para que o Conseg Pilarzinho encaminhasse a ele o abaixo-assinado em relação ao Clube Primavera e prometeu acompanhar o caso.  Também se colocou à disposição da comunidade para levar avante outros projetos do bairro, como o resgate do Clube do Golfinho pela administração municipal. Antiga luta de moradores e ex-atletas, a intenção é transformá-lo num local de atendimento à comunidade.
Já o vereador Mauro Ignácio, que tem sua base em Santa Felicidade,  lembrou o exemplo daquele bairro, cujo Conseg conseguiu, após uma luta de cinco anos, a instalação de um destacamento da Polícia Militar.  “Hoje são oito viaturas  e cerca de 50 policiais para atender a oito bairros daquela região”.  Ele lembra que ainda não é o Ideal. “Para um bom policiamento seriam necessários em torno de 180 soldados”, comentou.  Já no Pilarzinho, que é atendido pelo módulo do Bom Retiro, são duas viaturas para cinco bairros.  Daí a necessidade de a comunidade continuar unindo forças para exigir melhorias.
Ignácio disse também ter tido duas surpresas ao participar do encontro no  salão da Igreja São Marcos. A primeira, boa, foi a de encontrar dezenas de pessoas interessadas em lutar pelo bairro, e que deixaram suas casas para ir ao encontro mesmo com o mau tempo na noite de ontem. A segunda, má, foi a ausência de representantes das polícias Civil e Militar, que mesmo convidados formalmente pelo Conseg não compareceram.

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: