À espera do resgate do Golfinho

Do Quintal | 15:56 |


Primeira piscina olímpica do PR

O Pilarzinho tem um patrimônio histórico à espera de a Prefeitura Municipal resgatá-lo, transformá-lo num local de atendimento à população e preservar uma das histórias mais bonitas e exemplares do esporte curitibano. O Clube do Golfinho, criado nos anos 70 pela iniciativa de um grupo de pais de jovens atletas, fez história ao se tornar a primeira escola de natação do País, colocar o Paraná no mapa da natação nacional e abrir o caminho para muitos atletas olímpicos.  Nos últimos anos, suas piscinas a céu aberto, em vez de campeões passaram a ser criadouros de mosquitos. O caso foi levado ao prefeito Luciano Ducci em 2010, e até agora comunidade e ex-atletas aguardam  a desapropriação da área.


Em 2010, o caso foi levado ao prefeito.
A partir de hoje, diariamente, estaremos contando a história desse clube e o que já foi feito para que a antiga estrutura  do Golfinho, num amplo terreno na Rua São Salvador (a menos de mil metros da Pedreira Paulo Leminski) se transforme num local para atendimento à população e, ao mesmo tempo, continue como um marco de como é possível criar campeões olímpicos apenas com boa vontade e união,  ou seja,  um grande exemplo para o País que se prepara para sediar a sua primeira Olimpíada.
Com o afastamento dos fundadores, o clube entrou em declínio no final dos anos 80, foi vendido à Sociedade Juventus, que afundada em dívidas com o INSS, leilou-o. O  arrematante, porém,  não pagou, o caso ficou na Justiça, e durante anos as piscinas do clube ficaram criando mosquitos. Foi em 2010 que o Do Quintal levantou a questão a partir da reclamação dos vizinhos. Criou-se uma comissão de moradores e ex-atletas que levou a situação à Prefeitura, que ficou de estudar a situação. Nesse ínterim, porém, devido a dívidas trabalhistas, o imóvel foi leiloado Pela Justiça do Trabalho e arrematado por uma valor bem abaixo do de mercado por um grupo de imobiliárias. A Prefeitura foi comunicada pelo  Do Quintal sobre o acontecido e imediatamente incluiu a área como de interesse para desapropriação, ou seja, ninguém pode construir ali até segunda ordem.
Desde então, comunidade e ex-atletas aguardam a desapropriação do imóvel, para que seja instalada no local, segundo a Prefeitura, um Clube da Gente ou um Centro da Juventude, e se reserve um espaço para que seja lembrada a gloriosa história do Golfinho.  No próximo post, estaremos trazendo a primeira parte da gloriosa história do Clube do Golfinho.  Nos próximos dias, traremos outras histórias e conquistas do Clube,  também  em que situação ele se encontra hoje e em que pé está o processo de desapropriação do imóvel no Pilarzinho. Boa leitura! (DSF)




TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: