Um livro inesquecível...

Do Quintal | 10:59 |

Sem família, do francês Hector Malot, é um clássico que há mais de um século comove de crianças a adultos. Poty Lazzarotto é um artista curitibano consagrado aqui e no exterior. Virgínia Lefevre é uma das mais conceituadas tradutoras do país. Aramis Chain é um curitibano que dedica sua vida aos livros.Junte tudo isso e você terá uma obra digna de ser lida, relida e guardada com carinho. A edição desse livro pela Editora do Chain, em 2010, foi para o livreiro a realização de um sonho.
Chain: "Um sonho realizado..."
Chain conta que leu o romance pela primeira vez há mais de 40 anos, e que o livro de Malot mudou sua vida. Desde então o relê de tempos em tempos e a cada leitura ainda se emociona. Daí a satisfação ao por no mercado, em outubro de 2010, a edição de sua lavra. Ainda mais com o requinte de ter na capa e nas ilustrações internas a assinatura do mestre e amigo Poty Lazzarotto, falecido em 1998.
O livro conta a história de Renato, um menino que aos 8 anos descobre que a mulher carinhosa que cuida dele não é sua mãe. Não bastasse esse drama, ele é vendido pelo pai adotivo para Vitalis, um velho cantor ambulante. É junto com esse artista e com os demais membros da simpática trupe, três cachorrinhos e o macaco Boa Vida, que começa  a sua comovente e atribulada jornada pela França e Inglaterra em busca de seus verdadeiros pais.
Nesse trajeto, passa por situações felizes e engraçadas, mas também se depara com exemplos duros da crueldade humana, é vítima de preconceitos,  passa fome, é explorado por ladrões. Amadurece precocemente, mas sem abrir mão de sua dignidade. E da ternura.
E tudo isso é narrado pelo próprio garoto, numa linguagem fluente e cativante.
 Embora escrito há 132 anos, Sem Família continua extremamente atual.  Ao mesmo tempo em que denuncia a exploração e maus tratos aos quais as crianças eram submetidas então (e que infelizmente ainda  atinge milhões de crianças no mundo), Malot fala de sentimentos universais e atemporais.
 Tanto que já foi traduzido praticamente em todo o mundo e continua fascinando quem o descobre ou quem volta a viajar nele. “Posso assegurar que após ler o livro, a pessoa não será mais a mesma”, garante Chain, com a autoridade de quem teve essa experiência há mais de quatro décadas e nunca mais a esqueceu. (DSF)
SERVIÇO
Livro: Sem Família (Sans Famile)
Lançamento: Outubro/2010
Autor: Hector Malot
Tradução : Virgínia Lefevre
Editora: Chain
Páginas : 272
Ilustrações: Poty Lazzarotto
Preço: R$ 29,00
Onde encontrar: Nas boas livrarias, inclusive na do Chain (R. General Carneiro, 441, em frente à Reitoria da UFPR). Pedidos pelo telefone (041)3264-3484 ou chain@onda.com.br.


























TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: