Hoje é dia de quê?: Federer, Brochado, Zapata...

Do Quintal | 08:56 |


Primeiro-ministro Brochado.
O que têm em comum o ex-presidente Artur Bernardes, o tenista Roger Federer, o revolucionário Emiliano Zapata, o piloto Nigel Mansell, a cantora Preta Gil, o assaltante britânico Ronald Biggs e o político Francisco de Paula Brochado da Rocha? Se você respondeu que é o fato de todos eles terem nascido no dia 8 de agosto, acertou na mosca. Dentre eles, o menos conhecido é o que nomeia uma importante rua no Pilarzinho. 

A Primeiro-Ministro Brochado da Rocha começa na confluência da Cláudio Manoel da Costa, passa ao lado da Universidade Livre do Meio Ambiente e desemboca na Amauri Lange Silvério, na altura da Augusto Basso, ao lado da CNT.
Francisco de Paula Brochado da Rocha foi um advogado, professor e político gaúcho, que participou da revolução de 1930 e que foi primeiro-ministro brasileiro por dois meses, em 1962, durante o breve período em que o Brasil instaurou o regime parlamentarista após a posse de João Goulart na presidência.
Ele nasceu em Porto Alegre, em 1910, onde chegou a lecionar no ensino médio. Ainda estudante, participou da Revolução de 1930, quando foi ferido durante o assalto ao quartel-general do III Exército, na Rua da Praia, em Porto Alegre, em 3 de outubro. Em decorrência do ferimento, perdeu um pé e passou a usar uma prótese mecânica.
Em 1932, diplomou-se pela Faculdade de Direito de Porto Alegre, onde mais tarde seria professor catedrático de Direito Constitucional.
Foi procurador da prefeitura de Porto Alegre e deputado estadual pelo PSD. Foi titular das secretarias estaduais de Educação e Cultura, e do Interior e Justiça, durante o governo Leonel Brizola no Rio Grande do Sul. Participou ativamente da Campanha da Legalidade, em 1961, fazendo a ligação entre o governo Brizola e setores nacionalistas do III Exército, que viria a apoiar o movimento que garantiu a posse de João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros.
No âmbito federal, foi consultor da República, membro do Conselho Federal de Ensino, Ministro da Fazenda e presidente do Conselho de Ministros (12 de julho de 1962 a 18 de setembro de 1962). Como presidente do Conselho, ou primeiro-ministro, trabalhou para abreviar a experiência parlamentarista já vista como praticamente condenada. Morreu oito dias depois de deixar o poder.
OUTROS ANIVERSARIANTES DE HOJE
         1875 - Artur Bernardes,12º presidente do Brasil (m. 1955).
         1879 -Emiliano Zapata, líder revolucionário mexicano
         1881 - Paul Ludwig Ewald von Kleist, marechal de campo alemão (m. 1954).
         1907 - Benny Carter, músico estadunidense (m. 2003).
         1912 - Henrique de La Rocque Almeida, político brasileiro (m. 1982).
         1919
         Dino De Laurentiis, produtor de cinema italiano (m. 2010).
         Ronald Biggs, criminoso britânico.
         Luis García Meza Tejada, ex-presidente da Bolívia.
         1930 - Édson França, ator brasileiro (m. 2004).
         1931 -Dustin Hoffman, ator norte-americano.
         1953 - Nigel Mansell, piloto britânico de automobilismo, campeão mundial de Fórmula 1 em 1992.
         1970 -Preta Gil, atriz e cantora brasileira.
         1981 - Roger Federer, tenista suíço.


O 8 DE AGOSTO NA HISTÓRIA

         1709 - O padre luso-brasileiro Bartolomeu de Gusmão inventa o balão de ar quente.
         1864 - Criação da Cruz Vermelha.
         1945 - A União Soviética declara guerra ao Japão.
         1974 - O Presidente dos Estados Unidos Richard Nixon renuncia a presidência do país devido ao escândalo Watergate.
         1975 - Início do V Governo Provisório de Portugal, chefiado por Vasco Gonçalves.
         1979 - O então vice-presidente do Iraque Saddam Hussein ordena a execução de 21 dirigentes do Conselho do Comando Revolucionário (CCR) do Partido Baarth, envolvidos em uma tentativa fracassada de conspiração para derrubar Saddam do poder.[1]
         1994 - Inaugurada a emissora brasileira de televisão Rede Mulher.
         2008
         Cerimônia de Abertura dos Jogos da XXIX Olimpíada em Pequim

TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: