Região Metropolitana de Curitiba vai receber duas novas unidades da UPS

Do Quintal | 11:01 |

Governador durante o anúncio.
O governo estadual anunciou a criação de duas novas Unidades Paraná Seguro (UPS) na Região Metropolitana de Curitiba. Elas serão instaladas em São José dos Pinhais e Colombo. Curitiba possui dez UPS localizadas nos bairros Uberaba, Parolin, Sítio Cercado, Tatuquara, Cajuru e cinco unidades no bairro Cidade Industrial – Vila Sabará, Vila Verde, Vila Nossa Senhora da Luz, Vila Sandra e Caiuá. No interior do Estado as UPS foram instaladas em Cascavel e Londrina.
O anúncio das novas bases de policiamento comunitário foram anunciados no último dia 1° pelo governador  Beto Richa.  Ele destacou que as UPS são fundamentais tanto no combate à violência quanto na aproximação dos cidadãos com a polícia. “Com a polícia mais próxima das pessoas aumenta a sensação de segurança. Nas UPS que já implantamos houve uma redução expressiva da criminalidade, com diminuição na taxa de homicídios e do tráfico de drogas”, disse o governador. 
O governador afirmou que a instalação de novas UPS será possível pelo aumento do efetivo da Polícia Militar. Ele destacou que o Estado realizou no ano passado a maior contratação de policiais da história ao incorporar 3.120 profissionais e está promovendo um novo concurso público para a contratação de outros 5.500 policiais. Também citou a compra de novas viaturas, a construção de novas delegacias e os módulos móveis que serão instalados no Estado para reforçar o policiamento em áreas mais críticas. 
EstatísticasAs cidades de São José dos Pinhais e Colombo foram escolhidas para abrigar as Unidades Paraná Seguro após um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, que faz um levantamento estatístico que aponta as áreas de maior incidência de crimes. 
A data e local de implantação das UPS fazem parte do trabalho de inteligência das polícias civil e militar, não podendo ser divulgadas antecipadamente. Os policiais realizam uma operação para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão, além de abordagens a transeuntes e veículos. Após este trabalho, uma ação de congelamento é feita para a entrada da UPS. 

TUDO SOBRE:: ,


COMENTÁRIOS: