Unidade de Saúde Bairro Alto terá seu atendimento ampliado

Do Quintal | 11:17 |

O atendimento pode ser domiciliar.
O atendimento aos usuários da Unidade de Saúde Bairro Alto, em Curitiba, está passando por mudanças que visam à melhoria na qualidade da assistência à população da região. O local, que é referência para aproximadamente 16,5 mil pessoas, na Regional Boa Vista, passará a contar com cinco equipes multiprofissionais do Saúde da Família para fazer o acompanhamento de saúde dos moradores. A partir de meados de maio, a unidade – que atualmente funciona entre 7 e 19 horas – ficará aberta até as 22 horas de segunda a sexta-feira e aos sábados das 7h30 às 14 horas.
O decreto que oficializa essas mudanças foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet na última semana, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda. O secretário explica que “a ampliação da Estratégia de Saúde da Família é uma das prioridades da atual gestão”.
As ESF – como são chamadas as Equipes Saúde da Família, formadas por médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, além de dentista e auxiliar de saúde bucal,  são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüente.
O médico David Claret Bueno, gerente do Distrito Sanitário da Regional Boa Vista, destaca que esse modelo fortalece o vínculo entre a equipe de saúde e a família, o que facilita inclusive no momento do diagnóstico de possíveis problemas. “No momento do atendimento, o médico e a equipe de saúde não vão analisar somente os sintomas do paciente, mas todo o seu histórico. Além disso, o médico generalista atende a toda família, o adulto, a criança e a mulher”, comenta.
Outras Unidades
Além da Unidade de Saúde Bairro Alto, a Estratégia Saúde da Família será implantada até maio nas unidades Eucaliptos (Boqueirão), Camargo (Cajuru), Oswaldo Cruz e Nossa Senhora da Luz (CIC), Ouvidor Pardinho e Mãe Curitibana (Centro), Santa Quitéria e Concórdia (Pinheirinho). No total, serão 44 novas equipes de Saúde da Família em Curitiba, somente no primeiro semestre.


TUDO SOBRE::


COMENTÁRIOS: